x_3bceecf3

SEGUIDORES DO BLOG

Quer participar do blog
Como seguidor?

CLIQUE AQUI!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dicas de como economizar com cortes no orçamento


Faça cortes inteligentes no orçamento e economize até um salário por ano
                                                                        
É possível guardar o equivalente a um salário por ano com cortes inteligentes no orçamento. A economista Fernanda de Lima dá dicas de como manter uma relação positiva com o dinheiro para garantir o 14º salário.


Concentre-se no seu sonho

Se, ao ouvir a palavra planejamento, você logo pensa em restrição, reveja sua postura. Em vez de lamentar as perdas, sonhe com o que poderá realizar com o dinheiro que guardar. Equilibrar o orçamento exige alguns sacrifícios, mas adotar uma rotina saudável também exige, não é? Nem por isso você deixou de acordar mais cedo para se exercitar na academia.

Economizar não é poupar

Você não tem dívidas no cartão e paga em dia o aluguel e o condomínio. Apesar da situação aparentemente sob controle, não consegue guardar dinheiro. Portanto, como você não conta com uma reserva, é provável que vá enfrentar dificuldades financeiras caso seja surpreendida por uma emergência. Sabe qual o seu erro? Preocupar-se demais em economizar e não em poupar. Apesar de serem usadas como sinônimas, essas duas palavras têm um sentido distinto. Como convivi durante boa parte da vida com a hiperinflação, me habituei a pesquisar preços. Mas o esforço pouco adiantava, porque acabava gastando esse dinheiro de outras formas. Em resumo, eu economizava, mas não poupava…

Faça escolhas corretas

Poupar depende das escolhas que fazemos todos os dias. Você deve, sim, usar seu dinheiro para se divertir, comprar roupas, viajar – afinal, ninguém é de ferro! O segredo é gastar menos do que recebe. Comece controlando seus impulsos. Faça como a turma dos Vigilantes do Peso: na hora da fome, distraia a mente com outra coisa. Em vez de ir ao shopping, vá ao parque, leia um livro. Pergunte-se: será que eu preciso disso ou simplesmente  desejo? Se a resposta demorar mais que alguns segundos, é provável que você esteja sendo vítima de um impulso de consumo.

Cuide do seu dinheiro!

Vivemos em média sete anos a mais que os homens, um ótimo motivo para investirmos em nós mesmas, sem esperar ajuda de governo, marido ou filhos. Por isso, poupe sempre. Comece guardando 5% do seu salário mensal e, aos poucos, vá aumentando esse percentual. Para seu dinheiro crescer, aprenda a investir: há produtos para todos os gostos e bolsos e sites que podem ajudá-la.

Fonte: Revista Cláudia


Nenhum comentário:

Postar um comentário