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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Frases cativantes para você chegar ao topo da carreira

Saiba algumas frases que podem ajudar na hora de 

cativar o chefe

Embora o talento e a dedicação contem bastante, falar as palavras certas no momento certo faz a diferença. Selecionamos oito frases para você ter sempre na ponta da língua e atingir mais facilmente suas metas.



META 1 – Esquivar-se de perguntas que não quer responder
“Eu gostaria de pensar sobre o assunto. Posso lhe mandar uma análise à tarde?”
O supervisor, de repente, lança uma pergunta que começa com “Quais são as últimas notícias sobre…?”, só que você não tem a menor ideia do que ele está falando. Nunca o deixe perceber isso. “Se prometer que em pouco tempo fará chegar às mãos dele um relatório detalhado, ele não só vai parar de constrangê-la com perguntas como deverá achar que você dá tanta importância ao assunto que não quer apresentar uma resposta ineficiente”, diz a especialista em etiqueta empresarial Dana Casperson. Esse tipo de resposta não apenas livra a sua cara como também revela que você é prestativa e cuidadosa. Naturalmente, vai ter de se virar para cumprir a promessa e apresentar um memorando na hora prometida.
META 2 – Dar más notícias sem pessimismo
“Acabei de levar um choque!”
Ao saber das complicações que ocorreram com um projeto importante, seu primeiro impulso é correr para a sala do superior e anunciar o triste destino do negócio. Essa, porém, não é a melhor estratégia, porque é bem provável que ele se sinta tentado a descarregar o mau humor em você, a mensageira funesta, e a culpá-la pelo desastre, mesmo que não tenha nada a ver com ele. Quer uma tática eficaz? Transmita as más notícias de forma a provocar um mínimo de rancor. Respire fundo e, sem que sua voz demonstre emoção, diga: “Acabei de levar um choque”. Nunca, nunquinha use a palavra problema para descrever uma situação desfavorável. “Porque soa como algo fora de controle e impossível de ser manejado. Se você usar algo mais suave, vai passar a ideia de que surgiu um obstáculo que pode ser ultrapassado, como uma colina a ser escalada, e não um penhasco inacessível”, explica Mel Silberman, autor de People Smart: Developing Your Interpersonal Intelligence (Gente esperta: desenvolvendo a inteligência interpessoal). “E diga sempre nós, para dar a entender ao chefe que vai ajudar no que for possível, e não que está apenas despejando o problema nas costas dele”, diz Karen Randall, autora de The 12 Truths about Surviving and Succeeding in the Office (As12 verdades sobre a sobrevivência e o sucesso profissional).
META 3 – Mostrar que sabe trabalhar em equipe
“Laís teve uma ideia brilhante.”
Uma de suas colegas teve uma ideia tão sensacional que você se lamentou por não ter pensado naquilo antes. Em vez de tentar apagá-la, coloque a moça bem na mira dos holofotes e aproveite para pegar para si uma parte dessa intensa luz. Da próxima vez que tiver reunião com um executivo do alto escalão ou que o encontrar no elevador, diga: “Laís teve uma ótima ideia”. Agora, se a sugestão genial dela já circulou pela empresa, comente: “Brilhante a ideia da Laís, não é?” Referências elogiosas aos colegas melhoram a própria imagem perante os superiores, segundo Harry Chambers, autor de Getting Promoted (Conquistando promoções). “Como a maioria das pessoas é competitiva demais ou superinsegura para fazer isso, você vai mostrar que é uma vencedora.” Além disso, estará firmando nas entrelinhas que sabe trabalhar em equipe e apreciar os feitos dos outros.
META 4 – Convencer uma colega a ajudá-la
“Suas ideias são indispensáveis para o projeto.”
Seu objetivo é obter colaboração para uma tarefa difícil (leia-se chata e que não vai lhe render uma promoção) e há uma colega no setor que tem talento para realizá-la bem e rapidamente. Como convencê-la a dedicar tempo e cérebro ao tal trabalho e ainda ficar entusiasmada e satisfeita com a atribuição? Com elogios e a sua promessa de devolver o favor. “Diga-lhe que só ela pode dar a qualidade que a tarefa requer e que você sabe que ela não vai se negar a ajudar”, sugere Silberman. “Você estará massageando o ego da colega dizendo quanto ela é boa nisso. A moça, por sua vez, não deverá ignorar a chance de reforçar essa reputação.” Ao perceber hesitação, continue: “Vou ficar devendo essa para você”. As pessoas gostam de saber que os outros têm uma dívida com elas. Importante: se receber cumprimentos pela atividade realizada, não se esqueça de dar o crédito à sua co-autora.
META 5 – Tornar-se indispensável a seu chefe
“Vou tomar providências imediatamente!”
Não é sábio demonstrar ansiedade diante de um problema levantado pelo chefe, pois acrescenta mais um stress aos vários que ele já tem. Em compensação, a frase “Vou tomar providências imediatamente” quer dizer, para quem ouve, “Não se preocupe com isso”, o que tira uma carga de cima dos ombros do seu superior. Além de acalmá-lo, passa a mensagem de que já está trabalhando na solução. Quem não quer trabalhar com alguém assim? Depois, é só colher os frutos.
META 6 – Aliviar a sua carga de trabalho
“Sei da importância dessa tarefa. Podemos, então, rever as minhas prioridades?”
O seu gerente lhe dá mais uma atribuição realmente espinhosa e você já tem uma lista infindável de tarefas para cumprir. Dizer simplesmente “Tudo bem” e não conseguir cumprir o que foi pedido no prazo determinado é uma péssima ideia. Mas como falar sem rodeios que não dá sem parecer arrogante e insubordinada? De acordo com Chambers, você deve, em primeiro lugar, enfatizar que sabe bem da importância do projeto. Depois, pedir a ajuda dele para estabelecer as suas prioridades. Assim seu superior poderá medir o volume de trabalho que você tem e ajudá-la a redimensioná-lo. Algumas terão de ir para o fim da lista – com a autorização dele, claro.
META 7 – Admitir que errou sem parecer fracassada
“Não foi um erro intencional.”
A forma como você encara as inevitáveis falhas profissionais determina até que ponto as consequências irão arranhar a sua imagem. É essencial reconhecer os próprios erros – quem nega a sua parte de responsabilidade acaba sendo tachada de fracassada, covarde -, mas nada de exagerar no arrependimento e na culpa diante das pessoas afetadas. A ideia é assumir o que fez sem chamar muita atenção para o deslize. Um pedido de desculpas curto e delicado deve colocar um ponto final na questão. Você pode terminar dizendo algo como: “Isso não vai acontecer de novo”.
META 8 – Receber críticas sem ficar com raiva
“Obrigada por me avisar, vou pensar seriamente nas suas sugestões.”
Ser corrigida ou criticada é constrangedor e perturba a sua paz de espírito. Só que você não deve demonstrar que ficou zangada com o que ouviu, e sim que entendeu a mensagem. A frase acima cai bem, porque revela respeito sem demonstrar fraqueza.
Fonte: Revista Nova

7 comentários:

  1. amei o blog!!seguindo♥
    dá um pulo no meu cantinho,tem sorteio rolando!!
    http://artsegredos.blogspot.com/2012/02/promocao-no-ar.html
    uniao das blogueira

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  3. Oii, super adorei seu blog, tanto, que até estou seguindo já =)

    Tá rolando um sorteio no meu blog, se quiser participar, será muito bem-vinda!

    Segue o meu também?

    www.makedamotociclista.blogspot.com.br


    Beijão! =*

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  4. Recebi um convite para participar de uma brincadeira entre blogueiras, e agora convido você a entrar nessa.
    Visite o walkyria-voarlonge.blogspot.com.br e participe.
    Adoraria saber suas respostas, mas se não estiver a fim, tudo bem.
    Um grande beijo.

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  5. Oi passei aqui para te convidar para participar do sorteio novo que está rolando no meu blog.. participe.. beijos e boa sorte!:D http://goo.gl/xSKGL

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  6. Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br e bjim e até lá!

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  7. Olá Melaine, prazer em tê-la como parceira e blogueira unida.Visitarei sim o seu cantinho. Um beijo!

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